TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS
No Módulo Territórios e Fronteiras vamos abordar a constituição, a gestão e o controle de territórios e fronteiras
e debater sobre o papel do Estado e dos cidadãos no convívio, disputas e conflitos territoriais.
Será que sempre existiram territórios como os que conhecemos hoje? O que significa ter a vida delimitada por fronteiras? Qual é a importância do Estado na gestão, no controle e na transformação do território? Como nos relacionamos com pessoas ou grupos de pessoas que passam a viver no mesmo território que habitamos? Quais disputas territoriais ocorrem no Brasil? Qual é o papel do Estado e dos cidadãos nesse contexto? Essas perguntas são fundamentais para compreendermos diversos aspectos do mundo em que vivemos.
Convidamos você a buscar algumas respostas para essas questões ao utilizar esta obra de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio.
COLEÇÃO PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
INDIVÍDUO, NATUREZA E SOCIEDADE
Roberto Catelli Jr.
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em História
pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autor
de livros didáticos e formador de educadores para o ensino de História.
André La Salvia
Doutor em Filosofia pela Unicamp, com experiência na docência em Filosofia para o Ensino Médio.
Professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia na
Universidade Federal do ABC (UFABC).
Ana Paula Gomes Seferian
Mestre em Geografia Humana e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi
professora de Geografia das redes pública e particular no Ensino Básico. Atualmente leciona em faculdade
da rede privada e é professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Michele Escoura
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora na Faculdade
de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade
Federal do Pará (UFPA). Atua na formação de professores, em pesquisas educacionais e é integrante do
Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (Numas) da Universidade de São Paulo (USP).
Paulo Tadeu da Silva
Graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado
pela mesma instituição. Foi professor de Filosofia em escolas e faculdades particulares da cidade de
São Paulo (SP) e professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é
professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando nas áreas de Filosofia da
Ciência e História da Filosofia Moderna.
Robson Rocha
Bacharel, licenciado e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), construiu
carreira na Educação Básica como professor das redes pública e particular e como
autor e editor de livros didáticos.
Todo o apoio que o Professor precisa em um só lugar.
As coleções da Editora AJS contam com a Plataforma Digital do Professor, que oferece uma riquíssima coleção de conteúdos e ferramentas de apoio ao trabalho didático. Na plataforma é possível acessar planejamentos bimestrais, sequências didáticas, banco de imagens de todos os Módulos, atividades para avaliação e trabalhos em classe, além de propostas de projetos que integram várias disciplinas.