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PROJETO INTEGRADOR – 1º ANO – UM PÉ DE QUE? ÁRVORES DO ENTORNO DA ESCOLA

O projeto Um pé de quê? foi elaborado com o objetivo de possibilitar as crianças conhecerem as árvores
do entorno da escola e assim estabelecer novos vínculos com o lugar em que estão inseridas, bem como a percepção desse ambiente e cuidado.
Elas irão listar as árvores que conhecem e fazer uma entrevista para descobrir mais a respeito das árvores do entorno da escola. Para saber mais sobre as árvores, realizarão, ainda, um trabalho de investigação de campo onde farão desenho de observação, coleta de folhas, galhos e gravetos dessas árvores e pesquisarão sobre os tipos de árvores e suas características.
O projeto articula-se principalmente com Língua Portuguesa, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e procedimentos para tornar-se um bom estudante.
É importante ressaltar que nos anos iniciais as atividades buscam apoiar a aquisição do sistema de escrita alfabética, onde as crianças são expostas a situações de leitura e produção, mesmo antes de dominar tais habilidades. Isso porque as crianças lançam mão de conhecimentos prévios sobre o assunto e carregam um repertório de conhecimentos que permitem trabalhar estratégias de leitura e escrita. O desenvolvimento da oralidade também é estimulado em situação de troca de informações, fazer perguntas pertinentes na entrevista etc.
Como produto final do projeto teremos uma exposição de artes e a produção de um folheto, em que mostrarão as descobertas e os trabalhos produzidos durante o projeto.
A proposta deste projeto é favorecer o envolvimento dos professores, dos alunos e da comunidade, na construção de um empreendimento coletivo. Ele propicia o trabalho com conteúdos que envolvem conceitos, atitudes, valores e procedimentos, favorecendo o desenvolvimento de capacidades física, ética, estética, afetiva, intelectual, de relação e inserção social. Permite dispor do tempo didático de maneira flexível e previamente estabelecida; implica em tarefas coletivas compostas de diversas subtarefas; exige planejamento, divisão de trabalho e de responsabilidades, construção de conhecimentos específicos, uso de recursos tecnológicos, trabalho em grupo e avaliação de resultados em função do plano inicialmente traçado.
Os lugares têm características próprias que os torna únicos, por isso observar o entorno da escola é uma tarefa que possibilita aos alunos reconhecerem que esse espaço se revela enquanto intervenção humana e como ação da natureza. Assim, o projeto proporciona o conhecimento da flora que cerca a escola, estabelecendo um vínculo de valorização e cuidado das árvores do entorno.

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