O ato de avaliar está presente em todos os domínios de atividade
humana. No universo da escola de Educação Básica, ela se apresenta
formalmente organizada e sistematizada, vinculada a objetivos escolares
implícitos ou explícitos, que, por sua vez, refletem valores e normas
sociais. A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do
trabalho pedagógico: ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui.
A avaliação está estritamente ligada à natureza do conhecimento, e uma
vez reconhecida essa natureza, a avaliação deverá ajustar-se a ela se
quiser ser fiel e manter coerência com os objetivos de ensino daquela
etapa do processo.
É importante que os educadores tenham em conta que a avaliação não é uma
atividade neutra ou meramente técnica, mas sim uma atividade
dimensionada de tal forma que mantenha coerência com os princípios
metodológicos assumidos na prática pedagógica.
Na condição de avaliador, o professor irá interpretar e atribuir
sentidos e significados à avaliação escolar. Existem vários tipos de
avaliações onde o professor conseguirá observar o desenvolvimento do
aluno, um exemplo é a prova, com questões abertas dissertativas onde o
aluno coloca com suas palavras o que entendeu sobre o assunto. Esse tipo
de instrumento de avaliação pode conter também questões de múltipla
escolha, para que o aluno indique uma ou mais respostas coerentes com a
pergunta. Outra forma de avaliar o aluno é aquela que chamamos de auto
avaliação, na qual, através de algumas afirmações, ele irá analisar e
dizer como foi seu desenvolvimento.
No contexto escolar, avaliar não é somente atribuir uma menção a um
aluno através de uma única nota que ele tenha tirado em uma prova, pois,
muitas vezes, no dia daquela prova, o aluno pode não estar bem
emocionalmente, pode ter acontecido algo que o tenha deixado abalado e
por isso prejudicar seu desempenho na prova.
A avaliação deve ser um instrumento no qual se possa identificar e
analisar a evolução, o rendimento e as modificações do educando,
confirmando a construção do conhecimento, que reúna toda sorte de
produções do aluno, observações do professor, educacionalmente
contextualizadas e não algo que é usado apenas para dar satisfação aos
pais do que foi aprendido ou não pelo aluno ou para indicar se o aluno
foi ou não foi aprovado.
Fazendo uma analogia com o cinema, o processo de avaliação equivale ao
filme, enquanto que uma prova pode ser comparada a uma fotografia.
Porém, mesmo que a preocupação principal seja o filme, devemos nos
preocupar também em produzir boas fotografias, indicando claramente os
objetivos de ensino e habilidades que serão avaliadas e preparando um
processo de correção que possa identificar as dificuldades individuais
de cada aluno.
Conheça algumas avaliações escolares clicando no menu Ensino Fundamental I, e escolhendo a opção Avaliações.